Uma a cada quatro pessoas tem medo de dentista, mas há maneiras de superá-lo

 

Medo do dentista significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Talvez seja o pensamento de que o tratamento vai doer, ou que os sons e cheiros irão trazer de volta memórias de experiências ruins da infância.

A boa notícia é que mais os dentistas estão passando a entender os temores de seus pacientes que sofrem com medo de dentista : com uma combinação de bondade e gentileza eles podem fazer muita coisa para fazer um tratamento dental sem estresse. Segundo uma conselheira do ramo odontológico, afirma que :

“As pessoas que possuem medo de dentista muitas das vezes pedem ajuda porque eles estão com as suas forças esgotadas : seus dentes estão abatidos ou elas sofrem de acentuada dor onde sonham que o dentista resolva de modo definitivo a situação dos seus dentes. Algumas pessoas possuem tanto medo de dentista que elas não visitam um há anos. É comum para nós ouvirmos de alguém com os seus 20 ou 30 anos, ou mesmo mais velhos que não vai ao dentista desde a infância. Recentemente, uma jovem de 16 anos cuja mãe possui tal fobia nunca tinha levado a filha ao dentista, e a anos depois a menina desejou desesperadamente fazer um check-up odontológico “

Avanços odontológicos

Se a anos você ainda não visitou um profissional por medo de dentista, tenha a absoluta certeza de que você encontrou a experiência mais tolerável do momento.

“A maioria das pessoas que tem medo de dentista possuem más recordações da infância por causa dos odores e sons da cirurgia”, diz a conselheira. “Consultórios de dentistas modernos são ambientes muito mais amigáveis por causa das flores na sala de espera, a arte nas paredes e uma área de recepção agradável com uma equipe educada. “É uma experiência mais agradável.

Claro, você ainda terá os cheiros e sons da cirurgia dental, mas estes são menos perceptíveis do que costumavam ser com instrumentos escondidos da vista ao mesmo tempo em que tocava uma música de fundo. Apesar das mesmas características, não são tão barulhento como eles costumavam ser “, acrescenta ela.

Os avanços tecnológicos melhoraram muito a área da odontologia, desta forma favorecendo a superação do medo de dentista para quem possui. Hoje em dia o tratamento pode ser completamente indolor.

A varinha dental (um sistema de injeção computadorizado que se parece com uma caneta e que aplica anestesia, sendo assim, indolor) é ótimo para qualquer pessoa com fobia a agulhas.

Um gel anestesiante também pode ser usado para anestesiar as gengivas antes de uma injeção para que o paciente não sinta a agulha.

8 dicas para aliviar o medo de dentista

Se você fica ansioso ao se deparar com um dentista, segue algumas dicas para aliviar o medo:

  • Peça indicação de um dentista : pergunte aos seus amigos e familiares se eles podem recomendar um ou procure alguém que possa te indicar que seja perito com pacientes ansiosos.
  • Depois que você encontrar aquele que você acredita ser  o profissional adequado, visite o local para conhecer a recepção, o dentista e observar o ambiente para ir se familiarizando. Diga ao dentista que você é ansioso para que eles saibam de antemão o seu perfil.
  • Reserve o compromisso logo pela manhã para que você tenha pouco tempo para pensar sobre o seu comparecimento e a atividade.
  • O primeiro contato será simplesmente um check-up, então não se preocupe com os equipamentos tais como a broca ou a agulha. Encare a sua primeira visita como a sua chance de conhecer o dentista.
  • Peça acompanhamento de um amigo ou familiar no primeiro comparecimento : o dentista não vai se importar em ver você acompanhado no seu primeiro check up.
  • Sinalize o dentista quando algo incomodá-lo ou quando precisar que ele dê uma pausa. Essa é uma forma simples de ajudá-lo a se sentir mais no controle.
  • Se você sentir que ele está te dando feedback, ou seja, harmonizando com a sua expectativa, inicie o tratamento com o mesmo e aumente gradualmente a complexidade do mesmo à medida que a sua confiança e o relacionamento com ele vai aumentando.
  • Se possível leve um dispositivo de áudio pessoal para você ouvir música durante a sua visita, pois irá ajudá-lo a relaxar.

 

Clínicas de sedação com NHS (óxido nitroso)

Se você é extremamente nervoso peça indicação ao seu dentista para encaminhá-lo para uma clínica de sedação com NHS. Estas clínicas odontológicas são especificamente para pacientes nervosos.

Algumas pessoas acham a sedação inalatória muito simples e útil para relaxá-los durante o tratamento odontológico, inibindo o medo de dentista.

É algo como como o gás fornecido durante o parto, mas em vez de ser inalado através de uma máscara, é fornecido por meios alternativos à ela.

Pessoas extremamente nervosas preferem a sedação intravenosa (através de uma injeção em sua mão ou braço) durante o tratamento, a qual não irá te induzir ao sono, pois você estará acordado e será capaz de falar com o dentista.

A diferença é que irá acalmá-lo e relaxá-lo tão profundamente que você provavelmente não irá se lembrar exatamente do que aconteceu.

Gostou deste artigo ? Por favor, compartilhe !

Gostou deste conteúdo ?

Avalie !

Classificação média 0 / 5. Número de votos 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.