Cuidar bem da sua boca, dentes e gengivas, faz mais do que ajudar a garantir um sorriso limpo e brilhante

Boca e corpo saudável andam de mãos dadas. Uma boa higiene oral, profilaxia e saúde bucal podem melhorar a sua saúde geral, reduzindo o risco de doenças graves, prevenir doenças bucais e, talvez até mesmo, preservar a sua memória em seus anos dourados. A frase, “a saúde começa pela boca” é realmente pura verdade e é apoiada pela crescente evidência científica.

Nunca é cedo demais para começar a ensinar os seus filhos a cuidarem dos seus dentes e gengivas: hábitos saudáveis se aprende na infância para regozijar na idade adulta.

E, se você está tentado se livrar de seus bons hábitos de higiene oral – escovação, fio dental e visita regular ao seu dentista – lembre-se que você é um modelo para os seus filhos.

Tenha em mente que estas seis maneiras saudáveis para os dentes e gengivas melhorarão a saúde geral.

Aumenta a sua auto-estima e confiança

Dentes cariados e doença gengival são frequentemente associados não somente esteticamente, mas também com muito mau hálito – tão ruim que pode afetar a sua confiança, a sua autoimagem e a autoestima.

Com uma boca saudável que está livre de doenças da gengiva e cáries, a sua qualidade de vida também é obrigada a ser melhor – você pode comer corretamente, dormir melhor, e concentrar-se sem dentes doloridos ou infecções bucais para distraí-lo.

Pode reduzir o risco de doença cardíaca 

Inflamação crônica pela doença gengival tem sido associada com o desenvolvimento de problemas cardiovasculares tais como doença cardíaca, bloqueios de sangue, vasos e acidentes vasculares cerebrais.

Especialistas não cansam de dizer que há uma causa e efeito entre a periodontite com outros problemas graves de saúde mas o elo tem aparecido em numerosos estudos.

As conclusões destes estudos podem sugerir que a manutenção da saúde bucal pode ajudar a proteger a saúde geral.

Preserva sua memória 

Adultos com gengivite (inchaço, sangramento nas gengivas) tiveram baixo desempenho em testes de memória e outras habilidades cognitivas do que aqueles com gengivas e bocas saudáveis, de acordo com estudos.

Aqueles com gengivite eram mais propensos a serem mal sucedidos em dois aspectos: recordação verbal e da memória – ambas as habilidades utilizadas na vida cotidiana.

Usar antisséptico bucal antibacteriano ou creme dental pode ajudar a reduzir as bactérias na boca que causam gengivite.

Reduza os riscos de infecção e inflamação em seu corpo

Saúde oral pobre está intimamente relacionada com o desenvolvimento da infecções em outras partes do corpo.

Descobriu-se por Investigações a associação entre doenças da gengiva e artrite reumatóide, uma doença auto imune que provoca a inflamação das articulações.

Especialistas dizem que o mecanismo de destruição dos tecidos conjuntivos em ambas doenças, da gengiva e AR é semelhante. Manter uma dieta equilibrada, visitar o seu dentista regularmente e uma boa higiene bucal ajudam a reduzir os riscos de cárie dentária e doença periodontal.

Certifique-se de escovar os seus dentes duas vezes por dia e usar fio dental uma vez por dia.

Ajuda a manter estável o nível de açúcar no sangue se você tem diabetes

Pessoas com diabetes descontroladas muitas vezes desenvolvem periodontite com facilidade,pois a primeira pode torná-lo menos capaz de combater infecções, incluindo infecções na gengiva que podem levar a outras doenças gengivais.

Alguns especialistas descobriram que se você tem diabetes, você é mais propenso a desenvolver problemas de gengiva mais graves do que alguém sem diabetes e consequentemente pode tornar mais difícil para controlar os níveis de açúcar no sangue. Reduzir o risco de gengivite protegendo a sua saúde oral pode ajudar o controle de açúcar no sangue se você tiver sido diagnosticado com diabetes.

Mulheres grávidas 

As mulheres podem experimentar aumento da gengivite durante a gravidez.

Algumas pesquisas sugerem uma relação entre a doença da gengiva com parto prematuro, bebês com baixo peso.

Nem todos os estudos encontraram uma ligação sólida, mas manter uma boa saúde bucal é ainda a melhor solução. Se você estiver grávida, visite o seu dentista ou periodontista como parte de seu pré-natal.

Considere isso como boas práticas para servir de papel modelo a todos novos pais.

Gostou deste conteúdo ?

Avalie !

Classificação média 0 / 5. Número de votos 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

You cannot copy content of this page