Muitas pessoas consomem refrigerantes, sucos de frutas (sim, a frutose é ácida) e alimentos altamente ácidos todos os dias, mas provavelmente não percebem que eles podem estar prejudicando os seus dentes.

O ácido dos alimentos que comemos e bebemos podem desgastar o esmalte do dente ao ponto deles se tornarem sensíveis e desbotados.

Em muitos casos não é o que você come e bebe que é tão importante, mas o quanto como você consome desses alimentos.

O que é a erosão dentária?

Erosão ou o desgaste dentário, mais conhecido como cárie dental, é a perda da estrutura do dente causada pelo enfraquecimento do esmalte, que é a camada fina exterior do tecido rígido que ajuda a manter a estrutura e a forma do dente. Quando o esmalte enfraquece, que expõe a dentina subjacente (o tecido que constitui o núcleo de cada dente), faz com que os dentes adquiram coloração amarelada.

O que causa erosão dentária?

Erosão dentária pode ocorrer quando o esmalte dos dentes é enfraquecido pelo ácido encontrado em muitos alimentos e bebidas. Normalmente, o cálcio contido na saliva ajuda na remineralização (ou fortalecimento) dos dentes depois de consumir pequenas quantidades de ácido.

No entanto, a presença de uma grande quantidade de ácido na boca não permite a remineralização. Os ácidos podem vir de diversas fontes, incluindo as seguintes:

Bebidas carbonatadas – todos os refrigerantes (inclusive os lights e dietéticos) são grandes causadores de cárie dental pois contêm uma grande quantidade de ácido que podem dissolver o esmalte de seus dentes muito rapidamente.

Vinhos e sucos de fruta – sucos e vinhos possuem efeitos similares sobre seus dentes, pois eles contêm ácido.

Frutas, picles, iogurte e mel – estes alimentos também são ácidos; não deixe-os em sua boca ou escove os dentes imediatamente após o consumo deles. Ao comê-los engula assim que você mastigá-los suficientemente.

Bulimia e refluxo ácido –  estes também podem causar danos aos dente através do ácidos do estômago quando entram em contato com os dentes. Ajuda médica e odontológica devem ser procurados para quem sofre de qualquer uma destas condições.

Alguns sinais de erosão dentária

Os desgastes ácidos podem levar a sérios problemas dentários.

É importante notar os sinais de erosão dentária logo em seus estágios iniciais (sensibilidade, descoloração e dentes arredondados) antes que danos mais graves ocorram (rachaduras, sensibilidade severa e outros problemas) :

Sensibilidade – quando o esmalte do dente é desgastado você pode sentir uma pontada de dor ao consumir alimentos e bebidas quentes, frios ou doce. À medida que o esmalte cada vez mais se desgasta os dentes se tornam cada vez mais sensíveis.

Descoloração – os dentes podem se tornar ligeiramente amarelados por conta da fina camada do esmalte que vai expondo a dentina subjacente.

Dentes arredondados – dentes que passam a ter uma aparência arredondada também não deixa de ser sinal de erosão dentária.

Transparência – os seus dentes da frente podem parecer translúcida em suas bordas cortantes.

Descoloração avançada – os dentes podem se tornar cada vez mais desbotados ou amarelados cada vez mais que a dentina é exposta à  perda de esmalte dentário a proteção dos mesmos.

Fissuras – Pequenas fissuras e rugosidades podem aparecer nas bordas dos dentes.

O que posso fazer para prevenir a erosão dentária?

Existem diferentes razões pelas quais você pode sofrer erosão dentária, como pelo impacto ácido das bebidas carbonatadas (refrigerantes), beber grandes quantidades de suco ou vinho e transtornos alimentares por exemplo.

Converse com o seu dentista para adoção de hábitos e rotinas a serem adotadas como métodos preventivos.

Esteja sempre antenado sobre como você consome alimentos ácidos e se você pode continuar consumindo as coisas que você aprecia.

A seguir algumas maneiras gerais para proteger os dentes:

Reduza ou elimine a ingestão de refrigerantes – em vez disso, beba água, leite ou chá, mas evite o açúcar e o mel !

Ou se for impossível não consumi-los, evite mantê-los em sua boca por longos períodos (escove os dentes imediatamente após os seu consumo); engula assim que você mastigá-los o suficiente para que eles estejam prontos para serem digeridos.

Em vez de lanches de alimentos ácidos ao longo do dia, coma-os apenas durante as principais refeições, a fim de minimizar a quantidade de tempo de impacto do ácido sobre os dentes.

Depois de consumir alimentos ou bebidas altamente ácidas, enxague a boca com água para neutralizar os ácidos. Mascar chiclete sem açúcar para produzir mais saliva, pois isso ajuda na remineralização dos dentes.

Escove com uma escova macia e não se esqueça de atentar para a qualidade da sua pasta de dentes, ou solicite ao seu dentista a recomendação ideal de utilização diária de um creme dental específico para o seu caso para reduzir a sensibilidade, ou outros produtos para combater os efeitos do desgaste.

Sorriso bonito e saudável para você e sua família !

Contrate o plano Amil Dental Pessoa Física totalmente online e ganhe 15% de desconto e isenção de carências, no pagamento com cartão de crédito ou boleto à vista.

Gostou deste conteúdo ?

Avalie !

Classificação média 0 / 5. Número de votos 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

You cannot copy content of this page