Aumente a expectativa de vida aos seus dentes e mantenha-os protegidos com essas 11 dicas caseiras sobre como consumir determinados alimentos e bebidas :

CHÁS

O chá é uma bebida saudável, porém, pode não ser uma boa escolha para manter os seus dentes claros. Além do mais, dentistas afirmam que bebidas escuras tais como o café podem manchar os dentes. Chás brancos herbais não ficam atrás, pois também podem desgastar o esmalte dos dentes além de também manchá-los.

MOLHOS

Eles podem ser saborosos mas as profundas colorações de alguns deles – soja, tomate, curry entre outros – também causam manchas se não houver alguns cuidados complementares. Trocar por molhos de cores claras, enxaguar os dentes e escová-los logo após consumi-los é uma boa alternativa para minimizar o escurecimento dos dentes.

BEBIDAS ESPORTIVAS

Alimentos e bebidas ácidas (derivados de carboidratos) também podem afetar os dentes. Bebidas esportivas e bebidas energéticas como maltodextrina podem desgastar o esmalte, desta forma, preparando o palco para o aparecimento de manchas. Beber água durante os treinos é a melhor escolha.

O VINHO BRANCO E OS DENTES

Se um determinado alimento ou bebida pode manchar uma toalha de mesa, por que seria diferente com os dentes ? Não é nenhuma surpresa que o vinho tinto, outra bebida ácida conhecida por sua cor ricamente escura, também tenha o poder de manchar os dentes. Mas o vinho branco que é ainda mais ácido, não fica atrás.

PREPARADOS CASEIROS DE FRUTAS

Sucos e tortas de mirtilos, amoras, cerejas, romãs e outras frutas vibrantes podem manchar os dentes. Frutas mais pálidas como uvas brancas e framboesas brancas são menos propensas a causarem manchas mas os seus ácidos podem prejudicar o seu esmalte, portanto, esteja com a escova e fio dental a disposição após comê-los para acrescentar vida aos seus dentes.

REFRIGERANTES

À procura de razões para cortá-los ? Graças aos seus ácidos e corantes, estas bebidas – mesmo aqueles de cor clara – podem manchas gravemente os dentes. Além disso, os produtos químicos que acrescentam sabor também podem corroer o esmalte.

DOCES E GULOSEIMAS

É óbvio que se rebuçados,chicletes sem açúcar e sorvetes colorem a língua quando consumidos, eles também podem manchar os dentes. A boa notícia é que se você não comer essas guloseimas, ou melhor, se forem evitados,a sua saúde bucal e geral agradecerão.

MINIMIZANDO AS MANCHAS DOS DENTES

Talvez você não queira cortar todos os alimentos e bebidas que mancham os dentes, mas muitos deles como os mirtilos, amoras, e molho de tomate são ricos em antioxidantes. Mas caso decida optar por afastá-los da dieta, as sugestões de consumo como “substituição” são couve-flor, maçãs, toranja, e melão.

USE CANUDOS

Para minimizar os estragos ao esmalte dos dentes causados pelos ácidos dos sucos e refrigerantes, opte por consumi-los com canudos. Isso fará com que o liquido passe mais longe dos seus dentes.

ENGULA RAPIDAMENTE

Não permita que alimentos e bebidas que causam manchas nos dentes permaneçam na sua boca: depois de mastigá- los bem, engula-os imediatamente !

ENXAGUE A BOCA APÓS A REFEIÇÃO

Toda forma de impacto sobre as dentes logo após a alimentação (jatos d’água, escovação) pode manchar os dentes, além de agredir o esmalte. O ideal é enxaguar bem a boca apenas com água após a refeição e escovar os dentes após algumas dezenas de minutos, ou masque chiclete sem açúcar após se alimentar.

Gostou deste conteúdo ?

Avalie !

Classificação média 0 / 5. Número de votos 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.