Uma das mais antigas e maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil, e a única 100% nacional, o plano Prevident – linha Top Diamond, vem sendo o principal plano dental contratado no Brasil ao lado de outras operadoras de peso devido às suas características comerciais atraentes por possuir o menor tempo de carência do mercado, com cobertura completa para próteses em cerâmica, facetas em cerâmica, ortodontia completa e todos os tratamentos clínicos básicos com cobertura nacional.

Ocorre que algumas clínicas e dentistas, uma pequena minoria de credenciados do plano, sem conhecimento e nem autorização da operadora está arriscando negar atender o plano como forma de induzir o cliente beneficiário a pagar do bolso, um ou outro procedimento coberto pelo plano, procedimentos que o credenciado informou no ato de seu credenciamento e que se comprometeu, por boa fé e acima de tudo profissionalismo, atender, sem ônus de cobrança adicional.

Consequentemente, o cliente beneficiário do plano, acreditando que a negação de serviço devidamente coberto ocorre por culpa da operadora, acaba registrando reclamação em diversos canais, até que a operadora tome conhecimento e tome as devidas providências para satisfazer o direito e a necessidade do cliente, sem que esta lhe tenha negado inicialmente.

 

O QUE FAZER EM CASO DE NEGAÇÃO DE SERVIÇO POR PARTE DO CREDENCIADO ? 

Antes de tudo, devemos saber que embora os credenciados de qualquer operadora atendam os planos odontológicos, cada clínica e dentista atende procedimentos específicos, ou seja, nem todos os credenciados atendem todos os procedimentos cobertos, mas todos os procedimentos cobertos são sim, atendidos por grande parte dos credenciados, que no caso da Prevident Top Diamond são mais de 15 mil no território nacional.

Então, no caso do credenciado devidamente cadastrado e que informou à operadora se comprometer atender os procedimentos “K, W, X, Y e Z” e que durante o atendimento se nega realizar o atendimento DEVIDAMENTE COBERTO, alegando por exemplo que “recebe pouco”, ou os que arriscam dizer que “o plano não cobre próteses em cerâmica”, que “não cobre aparelho ortodôntico” + manutenções ortodônticas”, que “não cobre facetas em cerâmica” (sem que lhes tenha realizado avaliação para saber se tem indicação clínica para solicitar autorização), a orientação é que o cliente beneficiário entre imediatamente em contato no 0800 887 0700 (atendimento ao cliente) e denuncie o credenciado por ter agido de forma antiética, pois é passível de reclamação seguida de imediata solução para a demanda do cliente, pois a Prevident linha Top Diamond (assim como grande parte dos planos odontológicos em geral) não nega atendimento para procedimentos devidamente cobertos, pois infelizmente, muitos dentistas e clínicas se credenciam e utilizam o seu credenciamento de forma imoral apenas para captar clientes para suas clínicas e consultórios.

Conclusão : geralmente, as reclamações contra os planos odontológicos ocorrem pela postura antiética com o cliente e com a operadora conjugado com o desconhecimento do cliente acerca de suas ferramentas de utilização e postura imoral do credenciado que insiste em trabalhar de forma antiética.

 

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